domingo, 16 de maio de 2010

Isso é Jornalismo? (21)


Mais uma vez, vemos como o futebol é usado para mascarar a xenofobia. Pesquisando na internet, foi possível encontrar o blog "Futebol etcetera", do jornalista Marcondes Brito. Num post de 03 de fevereiro do corrente ano, cujo título é "Argentino tem complexo de inferioridade", Brito usa-se do esporte mais popular do mundo como meio e destilar o verdadeiro ódio que demonstra ter dos argentinos.

Logo na primeira frase, lê-se: "Os argentinos têm um enorme preconceito com brasileiros". A frase seguinte mostra que ele não consegue se desvencilhar da postura de criar verdades a partir de sua própria opinião: "Acho que não é só preconceito, é provincianismo".

Em seguida, ele começa a falar do número de futebolistas brasileiros atuantes no país: "Superamos apenas a Peru, Venezuela e Bolívia, que não têm representantes no país" (quando do post, dois eram os brasileiros que lá jogavam). E vai além, tentando criar uma análise histórica do país: "Apenas quatro brasileiros são lembrados no Boca: Paulo Valentim, Domingos da Guia, Orlando e Iarley" - O autor convenientemente esqueceu que Silas, hoje técnico do Grêmio, é o maior ídolo do clube 'San Lorenzo'.

Antes de questionarmos o número de argentinos que são/foram verdadeiros ídolos - como de fato são os citados - em clubes brasileiros (quando muito, os clubes têm apenas um grande nome oriundo de terras argentinas, como Tevez no Corinthians, Artime no Palmeiras, Doval em Fla-Flu), fica a dúvida sobre o porquê de post tão inflamado ter sido escrito para comentar a contratação (!) de um brasileiro.

Marcondes Brito ainda escreveu sobre como achava que seria a chegada de Luiz Alberto: "sofrerá resistência na Bombonera, com certeza". Muito diferente do que de fato aconteceu.

E o autor encerra com chave de ouro - falsificado - seu p(r)o(te)st(o): "No fundo, essa rejeição dos argentinos por brasileiros deixa no ar um certo complexo de inferioridade".

Ok, Sr. Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário