quinta-feira, 22 de julho de 2010

Isso é Jornalismo? (24)

Navegando pela internet, chegamos a esse blog da Revista Veja, que faz curiosas listas sobre os "Dez mais": desde 'melhores finais novela' até 'mulheres que mais ofuscam jogadores'.

Numa dessas listas, intitulada "Os 10 maiores ídolos de seleções", não podíamos esperar - nem querer - nada diferente das duas primeiras posições: Maradona aparece em segundo, e Pelé é o #1.

Acontece que a descrição sobre Maradona é absurda: depois de insistir dizendo que "com um gol de mão" foi o responsável pelo 2º título de sua seleção, o autor da 'matéria' diz: "Diego Maradona é a cara da Argentina. É contestador, adora uma polêmica e nada que venha do Brasil parece ter valor para ele".

Essa frase não ofende apenas Maradona: atinge todo o povo argentino.

Sobre Maradona odiar tudo que vem do Brasil, já vimos diversas diversas demonstrações contrárias nesse blog (clique aqui e, principalmente, aqui) E sobre "os argentinos" desvalorizarem "tudo que vem daqui", temos infinitas informações: citar apenas uma seria uma enorme injustiça.

Poucas vezes um simples parágrafo traduziu todo um sentimento, toda uma ideia: a concepção de que argentinos "odeiam" o Brasil e os brasileiros está presente no dia-a-dia, e deve ser reafirmada pois, como dizia Joseph Goebbels, "uma mentira contada muitas vezes acaba se tornando uma verdade".

4 comentários:

  1. Acredito que um dos mais polemicos escritores Brasileiros, Nelson Rodrigues, tenha citado a frase de Efeito: " Toda Unanimidade é Burra" como forma de confirmar que realmente é Burra, preconceituosa e desinformada.
    Infelizmente o artigo em referência é mais um dos inúmeros exemplos.

    O que será possívelmente a razão de diversos artigos que passarei a narrar, leva como pedra fundamental o título: Pelé ou Maradona “ A interminável Polemica que ultrapassou a rivalidade", pois posso afirmar com total convicção que este é o assunto que desatou o confito que transpassou a fronteira do conciente para o emocional

    ResponderExcluir
  2. Dando sequência aos fatos acima, preciso antes de mais nada, fazer reletir que neste nível não há lugar para nenhum comentário técnico ou estatístico a respeito de Pelé e Maradona COMO PROFISSIONAIS OU SIMPLES PESSOAS, sendo assim vamos ao que interessa:

    A primeira perguntar a se colocar é: O que significa ÍDOLO, qual é sua definição e o que este adjetivo representa para a população Brasileira e Argentina, e será neste entendimento que comprovaremos que de HERMANOS!!! BRASIL E ARGENTINA, não passam de Paises Vizinhos que sofreram com as impunidades de Governos Militares e Democráticos fases absurdas de instabilidades econômicas e Sociais e poucas alegrias como nações ( Assunto que futuramente será aboradado).
    Pense comigo e reflita neste momento.. Quem é ou são seus verdadeiros ídolos no Brasil, melhor, vou facilitar sua compreensão: " Que personagem real no Brasil, faz você sonhar em te oferecer uma alegria, no esporte, na música, em qualquer tipo de manifestação artística, ou na política.
    Pensou....., posso dar um palpite! Airton Senna.. Talvéz.. Pode ser, se for, podemos dicer que de certa forma estamos alinhados, porque!.
    Para se tornar um Heroi, Ídolo ou "Martir", você tem que se sacrificar ao ponto de morrer "Ao Vivo" numa pista de corridas, de forma a perpetuar um legado´. Funciona.. em parte, mas não totalmente na ARGENTINA.
    Por uma questão CULTURAL, e neste caso me refiro a aspectos históricos, a população Argentina se nutre, se alimenta de Ídolos aos quais vão reverenciar no mais alto escalão imaginável, sem se importar com o ridículo ou absurdo que isto possa parecer aos olhos do resto do Mundo, o importante é a própria satisfação.
    Agora pergunto, será que o Argentino não tem receio de ser identificado como uma população emocional, passional.. respondo: NÃO, NÃO E NÃO!
    Porque: porque embora a população Argentina, seja fruto das mais diferentes vertentes migratórias, como o Brasil, Italianos, Espanhois, entre outros o fator educacional foi aboradado desde o ínico do século 20 de forma completamente diferente, o que resultó numa população com um poder de AUTO-CRÍTICA incomparável em outros paises, não conheço nenhum outro lugar nesse planeta, onde a crítica aos costumes, expressões, idéias seja tão efetiva quanto na Argentina, e esta é Senhores a razão pela qual muitas vezes alguns Brasileiros, se sentem inconformados com aquilo que identificam como " Desvalorizar" ou "Ignorar" o Brasil e não é nada disso, pois o Argentino não precisa de críticas sarcásticas externas, ELE TEM A SÍ MESMO! O problema é esse incomformismo do Brasileiro não saber entender ou ainda, RESPEITAR esta forma de pensar.
    No caso em referência, Maradona. O Argentino vai considerar todas suas fraquezas, crimes em alguns casos, comentários descabidos, como argumento de alguém que ressurgirá das cinzas como a Ave Fenix, pois as alegrias no campo esportivo que Maradona proporcionou à população está muito acima dos seus erros.
    TODO ARGENTINO PENSA ASSIM!! NÃOOOOO, MUITO PELO CONTRÁRIO, mas é essa minoria que mais atua, pois é a mais carente de ídolos.

    Dr. Tango

    ResponderExcluir
  3. A Mídia e a Polemica:
    Nesta parte seria fundamental destacar com aqueles que acompanhamos comentários a seguinte questão: QUEM SE BENEFICIA COM ESTA DISCUSSÃO!
    Não sejamos ingênuos ao ponto de acreditar que uma matéria controversa e polemica não está fortemente apoiada pelo aspecto comercial..! A mídia é a grande vencedora, pois falar de Maradona VENDE e por que vende ! pela afirmação implícita de ser alguém comparado à figura mais conhecida do planeta e ganhador indiscutível de ateleta do século!! PELÉ !
    Agora sim chegou a pergunta que deixo no ar para relexão: " Que seria de PELÉ sem Maradona", preste bem atenção, principalemente você nascido depois de 1975!! ou seja que tem mais de 35 anos ou seja a maioria da população Brasileira!!e provavelmente NUNCA! VIU PELÉ JOGAR.

    Sim senhores! você sabe onde esta Pelé neste momento, o que ele tem feito pelo Brasil, como anda o próprio filho destruído também pelas drogas, você sabe alguma coisa sobre a Lei Pelé, pois é isso a mídia consegue camuflar como poucos, mas neste instante todo mundo sabe onde está Maradona!! fazendo das suas com o ditador Hugo Cavez, loucuras, absurdo, sim ! mas todo mundo sabe

    ResponderExcluir
  4. Contestar, polemizar e desvalorizar tudo que diz respeito ao país vizinho.

    Com certeza serve mais para os brasileiros do que para qualquer outro.

    ResponderExcluir