sexta-feira, 18 de março de 2011

Propagandas (38)

Uma coisa muito interessante na personalidade do brasileiro é sua tendência a comparar-se com outros locais: "nosso pais está com esse e aquele problema" - "ah, mas Índia, Cuba, etc, são piores". "Você viu a tragédia que aconteceu no Rio, em SC?" - "Ah, mas vai ver lá o Japão, como que está?!". A mesma coisa acontece quando se fala de economia, esporte, etc.

Assim, quando se tratar de alguma competição ou concorrência, seja ela de futebol ou cinema, o ideal é fazer comparativo com a... Argentina. Pelo menos é essa a ideia usada no concurso "Jovens Criativos", representado oficialmente pela Rede Bandeirantes.

Entre os dias 12 e 15 de abril, em Buenos Aires, acontece o Festival Íbero-Americano de Publicidade. O site do concurso motiva os brasileiros a "dar um olé de criatividade nos hermanos ... na casa deles".

Resumo: o que era pra ser um incentivo a jovens brasileiros "que trabalhem no mercado e estudantes de Publicidade & Propaganda, Marketing e Design" tornou-se mais uma partida entre a seleção brasileira e a argentina. Sem contar que o festival, como o próprio nome diz, não se restringirá aos dois países.

Para completar, no site aparece a imagem (em desenho) de um hermano -que mais parece um integrante da banda inglesa Oasis- soltando 'provocações' aos brazucas: "Hasta Dieguito hace una peça mejor que vos"; "Pará de sambar y hacé tu trabajo". E a melhor: "Encontrame en Buenos Aires! Y traga una chica!"

Fica a nossa torcida para que os brasileiros que forem a Buenos Aires nesses dias apresentem realmente projetos inovadores e de qualidade, melhores que os feitos para promover o concurso. E que se enxergue além da tola rivalidade usada como desculpa para disseminar o anti-argentinismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário