domingo, 8 de maio de 2011

Isso é Jornalismo? (31)

Na última terça-feira, o Barcelona classificou-se à final da Liga dos Campeões da Europa, simplesmente o torneio de clubes do mundo, superior inclusive ao Mundial. A segunda partida terminou em 1 a 1, porém a equipe catalã já havia 'feito' o resultado na partida de ida, ao vencer o Real Madrid por 2 a 0.

Os dois gols - o segundo deles, antológico - foram do argentino Lionel Andrés Messi. No dia, choveram elogios ao craque, com gente de todas as partes do mundo classificando-o como um dos maiores jogadores de todos os tempos e tecendo comparações com gênios do passado.

A performance do jogador foi tão fantástica que inclusive a imprensa brasileira teve de 'se render', como se diz por aqui. Bem, na verdade...

Confiram a matéria do Jornal da Globo:


Apesar das 'ressalvas' de William Waack (dizendo que 'Não é fácil ter de tirar o chapéu para um jogador argentino' - por que, oras?), a reportagem não parece tão estúpida.

Mas o que foi dito na chamada da edição - e é cortado do video -, e merece essa alcunha, é o comentário da apresentadora Cristhiane Pelajo: "(...)um gênio contemporâneo. PENA que é argentino".

2 comentários:

  1. Blog Latino americano? isso é piada! essa pagina inteira está cheia de videos com comentários fantasistas a respeito de brasileiros.


    Quem dera na argentina eles falassem bem assim de jogadores brasileiros e depois a apresentatora, fizesse uma piadinha.sua vida deve ser uma merda no brasil!!!!

    ResponderExcluir
  2. Preconceito é exatamente isso: uma ideia, negativa, preconcebida sobre algo ou alguém, que se torna uma verdade/fato sem direito a análise contrária.

    No seu caso, você simplesmente decidiu que esse é um blog "anti-Brasil" sem ter visto o restante das postagens.

    "essa pagina inteira está cheia de videos com comentários fantasistas a respeito de brasileiros"

    Fantasistas? Primeiro, nada posto aqui é puramente opinião. São fatos, mostrados e demonstrados.

    Se você tivesse rolado a primeira página até o fim, daria de cara com a postagem "Duetos (30)" em que o presidente da Associación de Fútbol Argentino (a 'CBF' argentina) tece comentários profundamente elogiosos sobre o Brasil.

    Logo, fica óbvio que você não viu nem 1% desta "página inteira".

    "Quem dera na argentina eles falassem bem assim de jogadores brasileiros e depois a apresentatora, fizesse uma piadinha."

    Mais uma demonstração de falta de pesquisa. CLique à direita na tag 'respeito' e você verá MUITAS demonstrações ainda melhores do que essas que você mencionou.

    Com certeza na Argentina se fala bem de jogadores (e personalidades em geral, e do país, e do povo) brasileiros. Só ficaremos devendo a 'piadinha no final'.

    Perca esse preconceito, dê uma olhada. 5 minutos de sua vida.

    Não irás se arrepender.

    ResponderExcluir