quarta-feira, 13 de julho de 2011

Isso é Jornalismo! (36)

Uma das maiores críticas que esse blog tem a fazer (e o subtítulo clarifica) com relação ao pensamento "brazuca" é quanto ao fato deste não assumir sua identidade "latina": no mais das vezes, o termo 'América Latina' serve para designar os países falantes de espanhol. A ideia "o Brasil é um país continente", portanto, não se refere apenas à sua gigantesca dimensão territorial.

Um texto oriundo de uma área bastante diferente daquilo a que estamos acostumados a publicar por aqui comenta esse pensamento analisando uma situação recorrente na atualidade: o desprezo dos brasileiros por pilotos latino-americanos, simplesmente pelo fato de serem de países "inferiores" ao "nosso".

O artigo de Andre Jung fala do campeonato de Fórmula 1 e da última etapa, onde dois hermanos se destacaram: um da Venezuela e outro do México.

E o Maldonado, hein? Nós nos acostumamos a malhá-lo de todo jeito. (...) Quer saber, acho que isso é fruto de nossa arrogância. Só admitimos competir com europeus e norte-americanos, Argentina no futebol e olha lá. Não achamos que ninguém da América hispânica se compara aos nossos.

(...)

Agora é o carro ruim que nivela o pretensioso venezuelano do 'nosso' Barrichello. Não aceitamos que Maldonado seja simplesmente um bom piloto. O Sergio Pérez [mexicano] é outro que tem levantado a moral da América Latina (esse mundo do qual nós, brasileiros, insistimos em fazer parte apenas geograficamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário