quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Muito Além do Futebol... (53)

Uma matéria aparentemente respeitosa - sim, foi, no que concerne à imagem de Maradona como ídolo, como figura do futebol - que demonstra um preconceito no sentido original da palavra: um conceito ou ideia formada antes do conhecimento da situação real.

Dr. Osmar de Oliveira, importante figura do meio esportivo, diz que "a Argentina é muito carente de ídolos". Primeiramente, ele fala no âmbito esportivo, dizendo que "tem o Juan Manuel Fangio", mas a seguir amplia: "depois de Maradona tem uma passagenzinha aí (sic) por Carlos Gardel... o que mais?! só..."


Uma demonstração de profundo desconhecimento e até mesmo de desrespeito pela cultura e história do país vizinho.

Além de Gardel, na música a Argentina tem personagens super importantes em âmbito nacional que são amados até hoje (como é o caso do cantor Sandro, já citado aqui no blog), e internacional, como como Astor Piazzola e Mercedes Sosa, referências musicais no Brasil e mundialmente.

Indo para o contexto esportivo, além de Fangio e Maradona, poderíamos nos focar em apenas duas figuras: Guillermo Vilas e Alfredo Di Stefano.

Vilas é um ícone do tênis latino-americano, sendo, inclusive, mais bem-sucedido do que Gustavo Kuerten, e foi por ele que a Argentina se tornou um celeiro de grandes tenistas, como é o caso de Juan Martín del Potro e David Nalbandian, e até mesmo para Fernando Meligeni - argentino naturalizado brasileiro, mas que sempre citou Vilas como referência. E Vilas foi tão importante na história do tênis a ponto de ter "batizado" um tipo de jogada (Willy é apelido de Guillermo em espanhol):


Sobre Di Stefano, basta dizer que é presidente vitalício do Real Madrid, cinco vezes consecutivas campeão da Uefa Champions League, e considerado por muitos (inclusive Pelé?) o maior jogador da história.


Há, ainda, a área da literatura para ser citada: Jorge Luiz Borges e Quino. Borges, considerado um dos maiores escritores latino-americanos de todos os tempos e também renomado mundialmente, homenageado do dia na página inicial do Google, quando completaria 112 anos. E Quino é simplesmente o criador da Mafalda, um dos personagens de quadrinhos mais importantes do mundo.

Por fim, não podemos deixar de citar os grandes mitos populares da Argentina: Eva Perón e Ernesto Guevara. Evita e Che são as duas personalidades argentinas mais conhecidas no mundo. Ambos são personagens de filmes recentes, sendo retratados em Hollywood de modo que nenhum brasileiro o foi. Inclusive, é de se citar que a famosa foto de Che é a mais reproduzida de todos os tempos.

Mas, claro, muito brasileiros acreditam que ele é cubano. Talvez Dr.Osmar tenha pensado o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário