domingo, 20 de novembro de 2011

Isso é Jornalismo! (43)

Notícia de 2006, publicada no "Diário de Cuiabá"

//

Argentinos dobram área plantada no MT

Área da nova safra será dobrada e vai somar 17 mil/ha. A lavoura será ocupada por cultivar transgênica, a partir do dia 1º de outubro 


Argentinos estendem área em vários países. Plantam soja, milho, trigo e girassol e estão de olho na cana
NAÍLA ALBUQUERQUE
Da Reportagem/Rondonópolis

Apesar da crise que o setor agrícola vem enfrentando, um grupo argentino que está investindo na sojicultura em Primavera do Leste (123 quilômetros de Rondonópolis) dobrará a área de soja na safra 06/07 em relação à safra 03/04, quando se instalaram na região. A área de plantio deste ano será de 17 mil hectares (ha) ocupados com a soja transgênica.

O grupo argentino El Tejar S/A, através da unidade da empresa no Brasil, a empresa O Telhar Agropecuária LTDA, instalada em Primavera, investe na rotatividade da terra e, além da soja, já planta sorgo, milho e milheto.

Em entrevista concedida ao Diário, o gerente da unidade brasileira do Telhar, Javier Angio, e o engenheiro agrônomo, Juan Pablo Di Giacomo, disseram que está tudo pronto para iniciarem o plantio no dia primeiro do próximo mês e que a expectativa da safra é colher acima de 50 sacas por hectare. A propriedade está localizada a 110 quilômetros de Primavera do Leste e é formada pela integração de 11 fazendas, cuja produção atual é responsável por mais de 10% do faturamento do grupo argentino El Tejar.

A produção dos investidores estrangeiros, exceto no primeiro ano de experiência de plantio no Brasil, está acima do obtido pelos produtores da região de Primavera do Leste. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a média de colheita da safra 03/04 foi 47 sacas por hectare (ha) e o grupo, que plantou 6,8 mil/ha, colheu apenas 38 sacas/ha. O baixo índice é conseqüência da dificuldade que tiveram com a ferrugem e a seca na região. Mas creditaram à diferença da técnica de plantio entre os dois países a maior causa da baixa produtividade, além do registro da ferrugem asiática, doença que não existe em grande escala na Argentina.

Na safra 04/05 colheram 48 sacas/ha em uma extensão de plantio de 9,2 mil/ha e a média da região foi de aproximadamente 42 sacas/ha. No ano passado plantaram 7,1 mil/ha e colheram 45 sacas/ha, sendo a média dos produtores de Primavera do Leste de 42 sacas/ha. Eles revelaram que adotam a técnica de plantio direto, sem mexer na terra e sem fazer nivelamento. Após a colheita deixam a palha para que, mesmo com pouca chuva, a terra permaneça úmida para beneficiar o próximo plantio.

Segundo eles, são tomados outros cuidados como o plantio adiantado, com o uso de variedades precoces. O grupo trabalha seguindo as diretrizes da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária do Estado (Fundação MT) e dos pesquisadores da ferrugem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Javier garante que para eles este método vem surtindo efeito. Do ponto de vista dos argentinos, Mato Grosso, é o Estado com maior potencial para o desenvolvimento da cultura e em breve, o país será o maior produtor mundial de soja.

VOCAÇÃO - O grupo possui uma forma de empreender diferenciada, pois não investe na aquisição de áreas e de maquinário, apenas arrenda a terra e terceiriza os serviços. O cultivo da soja, bem como do milho, trigo e girassol, já foi estendido para outros três países: Argentina, Uruguai e Bolívia. No total são aproximadamente 170 mil/ha de área plantada na América do Sul, com 120 mil/ha na Argentina, 30 mil/ha no Uruguai, 17 mil/ha no Brasil e 7 mil/ha na Bolívia. A meta do grupo é atingir 200 mil/ha de área plantada até 2010. Para 2020 o objetivo é chegar a 400 mil/ha.

Eles comentam que na Argentina é muito fácil plantar soja e que se colhe, em média, 58 sacas/ha no verão e de 40 a 45 sacas/ha na safrinha, depois do plantio do trigo. No entanto, a falta de áreas disponíveis e a elevação do valor do arrendamento da terra, tornaram viável o investimento do grupo em outros países. Eles destacam que embora o valor do arrendamento na Argentina seja caro, o custo de produção é baixo. No Brasil ocorre o contrário.

No entanto, a distância do porto até a área de cultivo naquele país é de 300 quilômetros. Já de Primavera do Leste até Santos ou Paranaguá são 1,7 mil quilômetros. De 2003 até agora, conforme levantamento do Telhar, o gasto com fretes e no combate à ferrugem fez subir o valor do custo de produção em US$ 120 por hectare. Segundo eles, o custo da produção atualmente no município oscila em torno de 32 sacas de soja por hectare, incluindo os gastos com plantio, colheita, gerenciamento, arrendamento e terceirização de serviços.

Por enquanto, segundo eles, o investimento primordial da unidade no país está voltado ao plantio da soja para exportação e depois ao milho, voltado para demanda do mercado interno para dar rotatividade à cultura. No ano que vem já iniciarão o plantio de algodão e estão estudando a possibilidade de entrarem também no mercado da cana-de-açúcar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário