terça-feira, 1 de novembro de 2011

Raça X Nacionalidade (50)

Não podemos basear nossas opiniões em UM jornal, UMA revista, UM blog, UM programa de tv. Uma das coisas que devemos fazer é submetermo-nos a uma análise criteriosa: toda visão "one sided" sempre será inferior a qualquer visão ampla.

Dito isso, postamos aqui a matéria "Documento", veiculada dia 31/10/2011 pelo programa CQC. Nela, os repórteres entrevistam pessoas para saber se o povo brasileiro é preconceituoso ou não. Ainda que se possa questionar o direcionamento de algumas perguntas, fica claro que é algo sintomático - mas é importante salientar que, como disse o antropólogo Gabriel, "não há nação que se molde sem preconceitos" - e não apenas pontual.

E, como dito de início, a opinião deste blog sobre o fato de os brasileiros serem, ou não, preconceituosos de maneira geral não é baseada no programa CQC (que, inclusive, já várias vezes teve integrantes ou editorial envolvidos em opiniões/situações preconceituosas) e sim em dados estatísticos de instituições como a ONU e a USP.

E é claro, como não poderia deixar de ser, a matéria escancarou o preconceito de brasileiros contra argentinos. Inclusive, novamente, com piadas de mau gosto partindo dos apresentadores.


E fica aqui a curiosidade sobre o porquê de o repórter ter - corretamente - questionado o cidadão, negro, que foi preconceituoso para com o estereótipo nordestino e reclamava de preconceito contra si, mas quanto aos impropérios ditos contra o argentino, ter apenas rido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário