quinta-feira, 1 de março de 2012

Raça X Nacionalidade (54)

Mais uma vez aconteceu. E mais uma vez foi tratado como um 'caso isolado' (e além de tudo a apresentadora comete uma gafe ao não esclarecer a ofensa pois, um ano antes, fora a torcida do Cruzeiro que ofendera um atleta do "Vôlei Futuro", como se pode ler aqui):


O video acima foi postado no youtube e, poucas horas depois, havia o seguinte comentário:

pq os outros jogadores(as) do cruzeiro nao reclamam de racismo?

são todos gays e todo mundo sabe disso...

esse cara ai ta querendo é chamar a atenção!!!1 só pode


Duas demonstrações de preconceito sobre a mesma situação. Mas é sempre melhor tratar a situação como algo específico e não como um sintoma. Abaixo, reproduzimos texto publicado outro dia no Facebook que ilustra bem a situação:

No Brasil, o povo é alegre e receptivo. "Bandidos" são os corinthianos e os flamenguistas, "desonestos" são os políticos, "arrogantes" são os curitibanos e os paulistas, "ignorantes" são os evangélicos, "racistas" são os gaúchos (e, agora, também os torcedores do time de vôlei de Minas Gerais), os acreanos "não existem", "aproveitadores" são os cariocas, "preguiçosos e limitados" são os nordestinos... Nunca há uma visão de todo.

Em contrapartida, o mesmo povo afirma que todos os árabes são "fanáticos terroristas", todos os paraguaios são "contrabandistas e falsificadores", todos os bolivianos e colombianos são "drogados e traficantes", todos os argentinos são "preconceituosos", todos os chineses são "porcos", todos os alemães são "nazistas", todos os judeus são "avarentos", todos os americanos e franceses são "prepotentes" e por aí vai... Nunca há uma visão específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário