segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Isso é Jornalismo! (47)

Em tempos onde mais uma vez se aflora a associação de uma pequena parcela de profissionais a todo um povo, vale à pena a recomendação de uma certa leitura.

Já mais de uma vez citamos Ronaldo Helal em nosso blog -- basta bucar pelo nome na barra direita no alto da página.Queremos deixar aqui a sugestão de um artigo acadêmico escrito por ele e publicado em 2005, analisando o retrato do futebol (e povo) brasileiro num dos principais jornais argentinos. Helal também fala sobre como foi o dia-a-dia no país vizinho no período que lá morou.

Um aperitivo: "Antes de vir para Argentina, amigos me alertaram sobre a possibilidade de meus filhos — de 8 e 11 anos — sofrerem alguma discriminação na escola. A Argentina parecia ser vista  por muitos brasileiros como um país que não gosta de brasileiros. A acolhidade de meus filhos em uma escola pública — as escolas públicas são boas e há várias, sem problemas de vagas — causou uma ótima impressão. Ao lado da escola está a escolinha de futebol do ex-jogador Marangoni, onde vemos crianças e adolescentes com camisas de times do Brasil e da seleção brasileira. Cena desconhecida dos brasileiros, de uma forma geral. Cheguei no verão e a quantidade de pessoas com sandálias havaianas com a bandeira do Brasil colada na parte da frente me surpreendeu, pois não conseguia imaginar brasileiros usando um traje de vestuário com a bandeira argentina."

Nenhum comentário:

Postar um comentário