segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Raça X Nacionalidade (66)

Seria tolo, de nossa parte, tentar associar (toda e qualquer) violência contra alguém de nacionalidade argentina em terras brasileiras a um ataque xenofóbico: tolo porque, no crime, não há uma conotação desse tipo, e também porque brasileiros, vários, já passaram por situações semelhantes na Argentina.

Esse ano, por exemplo, tivemos registros distintos de argentinos(as) sendo agredidos em Londrina (PR), em Passo Fundo (RS), em Mogi das Cruzes (SP), na Lapa (RJ) e em Olinda (PE). É fácil encontrar o contrário, com brasileiros testemunhando violências semelhantes que sofreram no país vizinho. Não se trata disso.

Iremos comentar um caso específico: uma argentina afirmou ter sido estuprada ontem, em Búzios-RJ. De acordo com o hospital, "(...) exames ginecológicos apontam que ocorreu abuso, mas a confirmação só será feita mesmo após exame de corpo de delito.".

A lista de comentários à notícia é um festival de sandices, ofensas e preconceitos. Preconceito contra argentinos e, mais ainda, preconceitos regionais (internos) no Brasil.

Comentarista Jesus3 minutos atrás
tem que estrupar mesmo essas argentina que viajam só para faze orgias satanica
Alexandre Souza32 minutos atrás
Engraçado, argentino e carioca pra mim é tudo a mesma coisa, só que o argentino não é malandro. E outra coisa, esse tipo de coisa no Rio é normal, vá a um baile funk no lá e verão um monte de garotas sem calcinha, de micro saia dando aos montes ou sendo comida por vários. Isso é Rio, podridão, malandragem, gente feia e mal encarada que se acham os melhores do mundo. Igualzinho Argentino
Renato Aragão44 minutos atrás
Parabéns para o estuprador, é assim que se trata mulher de argentino!!
Camila Santos53 minutos atrás
DEVE TER SIDO POR OUTRO ARGENTINO, POIS O QUE MAIS TEM EM BUZIOS É ARGENTINO 171 E VAGA.....
Eric Fontoura1 hora atrás
Buzios tem 70% de argentinos...........
Julio Oliveira2 horas atrás
A população de Armação dos Búzios, é composta de muitos agentinos. Entre trabaladores honestos e outros pilantras. Geralmente bebem muito e zoam pela cidade. Tem q averiguar até onde o relato dela é verdadeiro. Outra coisa, as pessoas de fora do estado estão confundindo muito as coisas. RIO DE JANERO (ESTADO) com RIO DE JANEIRO (CAPITAL). Se querem criticar procurem saber pelo menos um pouco da geografia local. BUZIOS está no ESTADO DO RJ. Lá não sao CARIOCAS. Carioca é aquele q nasce na CAPITAL. Fora dela é FLUMINENSE. Quem nasce em Nova Fiburgo por exemplo é FRIBURGUENSE não carioca.
André Cruz35 minutos atrás
Lamentável o que aconteceu com esta Sra. Mas poderia ter sido muito pior se o caso tivesse acontecido no litoral de SP . Com certeza o final da história seria outro . A mulher além de ser estuprada , seria morta brutalmente ! Infelizmente um tipo de crime muito comum no litoral paulista ...
Aneilton Souza29 minutos atrás
estranho!! estupro ser considerado crime no Rio!!
Carlos Alvarez43 minutos atrás
E o Rio de Chiqueiro continua um nojo, em todos os sentidos... ô lugar imundo, feio e violento!!!
Tiago Almeida24 minutos atrás
Deus me livre de pisar os pés no RJ.
Stella Dória
17 minutos atrás
Tinha que ser no RJ... lugar de gente que não faz nada.
Carolina Martins2 minutos atrás
Se for pra escolher entre ser estuprada no RJ ou assaltada em SP, fico com a primeira opção, pelo menos saio viva já que em SP eles matam por causa de um celular.
Malcon Flores38 minutos atrás
Lixo de estado.

Mas, felizmente, foi possível encontrar vários comentários - ainda que muitos sejam mal escritos - criticando os comentários acima:

Fernando Miranda23 minutos atrás
É CADA COMENTÁRIO, VIU! E A MAIORIA AINDA TEM CORAGEM DE REZAR P DEUS P PEDIR ALGO...
Gleidson Felix30 minutos atrás
As pessoas tem que para de babaquice e pensar junto em uma solução e nao ficar criticando RJ ou SP por seus erros afinal todos estão sujeitos a isso infelizmente no "BRAZIL" as leis não são cumprida e isso favorece o bandido, (estamos falando de coisas que esta acontecendo no nosso país e não em estado A ou B
João Silva34 minutos atrás
Nossa, começo a ficar na dúvida...o que é pior? O estupro ou os comentários? Pô culpar a mulher ou a cidade é o fim.
Dre Henrique41 minutos atrás
Se querem culpar um estado,culpem brasília ,pois, o câncer maligno do país está lá.
Maria Fernanda37 minutos atrás
Grave!! Não temos suporte as mulheres no dia a dia com as brasileiras, ainda mais para as estrangeiras! Não podemos ter nenhum evento grande porque não podemos garantir a segurança de ninguém! O Brasil é sim um lugar cheio de animais selvagens como pensam os estrangeiros! O único conselho é para NÃO VENHAM AO BRASIL! NÃO ARRISQUE A SUA VIDA!!!! Podem ir para lugares onde há respeito ao próximo e principalmente respeito com as mulheres!

2 comentários:

  1. Cara, por isso que nem leio comentários sobre tragédias. Tipo, não importa onde aconteça, sempre tem uma galera com dor de cotovelo criticando o lugar, depois criticam as pessoas, e vai aumentando até um ponto em que se sente mais asco dos que comentam do que dos que cometeram a barbárie.

    ResponderExcluir