domingo, 10 de novembro de 2013

Muito Além do Futebol... (73)

Na última semana foram sorteados ingressos para a Copa do Mundo: método algo estranho: Você praticamente tem de empenhar um valor X, e pode ser que consiga os ingressos. Sim, o dinheiro é devolvido - ou melhor, não é debitado -, mas existe a frustração da expectativa, principalmente porque não parece haver qualquer tipo de critério minimamente justo.

A maior parte dos tickets, como não poderia deixar de ser, é destinada ao país-sede do evento: o Brasil ficou com mais de 71% dos bilhetes. O restante, é dividido entre outras 187 nações: 28,5%, aproximadamente, totalizando 900 mil.

Um total de 267 mil argentinos se registraram no sorteio, mas apenas 4,5 mil conseguiram os ingressos [ver tabela abaixo]. Diversos países - e o principal não é "tradição no futebol" - tiveram MUITO mais tickets disponibilizados, e com uma porcentagem significativa: numa conta simples, ridículos 1,68% dos argentinos tiveram direito ao ingresso. Por outro lado, os alemães solicitaram metade da quantia requistiada pelos hermanos e receberam quatro vezes mais.

imagem postada pelo jornal "Olé"
O jornal Olé criticou duramente o esquema de distribuição, chamando de "Vergonha Mundial". No Brasil, veículos falaram da situação, expondo números e fatos semelhantes aos descritos nesse texto.

Quanto à reação dos brasileiros, o mais interessante foi que não houve uma irritação do tipo "esses argentinos ofendendo o Brasil, falando que somos vergonha para o mundo", como normalmente acontece quando qualquer tipo de crítica (muitas vezes, nem isso) ocorre.

Dessa vez, a tônica foi a seguinte: 1) escárnio por não terem sucesso na solicitação; 2) ironias rasteiras à respeito da situação econômica do país vizinho; 3) comemoração por mais uma "vitória" (?) contra os "rivais".

Brasileiros que nunca foram à Argentina criam do país e seus habitantes imagens simplistas: são todos arrogantes e preconceituosos, e pessoas "morrem de fome" por aquelas bandas.

Abaixo, comentários postados no portal Terra, na Gazeta Esportiva, no Globo Esporte.com.

Daniel Silvaontem
CHUPA ARGENTINA VÃO FICAR NOS SEUS BARRACOS VENDO O BRASIL ATROPELAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Pulions Guelppes4 dias atrás
Bom,que os Americanos não são tão chegados a futebol é verdade,Mas os Argentinos estão pagando a conta pelos pecados de grande parte deles(talvez não a maioria),pela arrogancia e preconceito,qdo resolvem ofender nós brasileiros
Anderson Pires4 dias atrás
Lugar de lixo é no lixo, não tem nada que vir aqui no Brasil mesmo não!
Paulo Junior4 dias atrás
Vergonha nada, ninguém aqui gosta de argentino, mano.
Roberto Cardoso4 dias atrás
Copa do mundo é um evento caro...não é libertadores!!! Duvido muito que existam mais de 6.000 argentinos com condições financeiras para pagar estadia, ingressos e outros gastos.....a Argentina é um pais muito pobre e quebrado....eles estão confundindo libertadores com copa do mundo...coitados!!!



Belo
 

Esses argaytinos mortos de fome não tem dinheiro nem pra comprar comida e ainda chiam por ingressos.

Terra

CARLOS ALBERTO NEVES


06/11/2013, 21h32
ARGENTINA FALANDO SOBRE VERGONHA? KKKK. SÃO VICE CAMPEÕES DA GUERRA DAS MALVINAS! SEM FALAR NA SITUAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA

Delço Figueiredo Lopes Figueiredo Lopes

07/11/2013, 07h14
os argentinos nunca gostaram de nos, não é agora que eles iam elogiar nada realizado aqui...........

Um comentário:

  1. Quanto maior a sacanagem, maior o tombo (comentário profético).

    ResponderExcluir