quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Isso é Jornalismo? (47)

O substantivo feminino “sutileza” tem como uma de suas definições o seguinte: “argumento engenhoso para embaraçar alguém”. O adjetivo sutil, portanto, serviria para definir a matéria publicada ontem no site sportv.com: “Ponte Preta pode diminuir vantagem argentina em finais”.

Algumas coisas são questionáveis: o vídeo do “é Gol” comete um erro crasso ao afirmar que são 8 vitórias dos argentinos contra 5 dos brasileiros, em finais de libertadores: na verdade, o placar atual é de 9 a 4 para clubes da Argentina.

O título da matéria também parece do tipo “transformar opinião em fato”: afinal, a Ponte pode diminuir a vantagem dos vizinhos... mas a equipe do Lanús pode aumentar ainda mais, não? Poderia ser feito apenas uma chamada “Essa final é a de número X na história”, correto?

Mas a sutileza a que nos referimos de início é algo bem simples: na “gravata”, lê-se: “Somando decisões de Libertadores da América, Mercosul, Sul-Americana e Copa Conmebol, argentinos se vangloriam de 13 títulos contra brasileiros”. O texto é ruim, vamos combinar.

Agora, por que “se vangloriam”? O mesmo verbo aparece logo no início do artigo: “(...)os vizinhos atualmente se vangloriam da vantagem na contabilidade geral”. Segundo o dicionário, o termo “vangloriar-se” vai significar “contar vantagem, esnobar, desvanecer, envaidecer-se”.  Algo como o clássico “se achar”, no mais popular.

Duas verdades absolutas e inquestionáveis: “eles” se acham; mas "nós" somos o país do futebol.

Um comentário:

  1. Quem fala aos quatro cantos que possui 5 títulos mundiais? Fica a dica.

    ResponderExcluir