quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Isso é Jornalismo? (48)

Maradona assinou um contrato com a empresa esportiva Puma. Isso é um fato. Dentre os clubes e seleções que têm seu material fabricado pela marca, está a equipe iraniana. Isso é outro fato. Maradona é o responsável pela apresentação do uniforme a ser utilizado na Copa do Mundo. Isso é um terceiro fato.

Aí, sabendo que a seleção iraniana enfrentará a argentina na fase de grupos da próxima copa, e ainda mais com o recente histórico de ofensas a Messi por parte de alguns iranianos, o "Lance!" (e o Terra reproduziu-a na íntegra) faz uma matéria tosca, aludindo a um suposto "virar casaca": citam que, no contrato, "Maradona deve vestir a camisa da seleção iraniana contra a Argentina" (sendo que, uma vez que se trata de uma proposta feita ANTES do sorteio, a solicitação se referia a UTILIZAR A CAMISA num jogo da Copa).

Caso não vista a camisa na referida ocasião, Maradona "receberá menos": isso mesmo, não haverá qualquer tipo de quebra de contrato ou semelhante: simplesmente, já que terá participado de menos eventos, o pagamento será num valor menor.

A matéria, no fim, utiliza uma linguagem que só deve figurar em veículos de opinião: "E agora, Don Diego?".

Pura pegação no pé, birra. Nada de jornalismo.

PS: sobre Maradona e camisas de outras seleções, vale relembrar esta postagem aqui.

Um comentário:

  1. Receberá menos! Será punido!

    Como se estivesse muito necessitado...

    ResponderExcluir