sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Duetos (68)

Há praticamente um ano, aconteceu uma tragédia na cidade de Santa Maria-RS: o incêndio na Boate Kiss.

A notícia abaixo foi divulgada pela BBC Brasil.

//

Argentina envia avião com pele para vítimas de Santa Maria

Atualizado em  28 de janeiro, 2013 
A Argentina enviou 10 mil cm² de pele e 20 mil cm² de membranas para ajudar as vítimas de queimaduras no incêndio ocorrido na boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde argentino.
A assessoria de imprensa do ministério confirmou à BBC Brasil que um avião da companhia Aerolíneas Argentinas decolou na manhã de segunda do aeroporto Jorge Newberry (Aeroparque) com destino a Porto Alegre, a cerca de 300 quilômetros de Santa Maria.
Segundo o comunicado, a iniciativa foi adotada pelo ministro da Saúde, Juan Luis Manzur, atendendo orientação da presidente Cristina Kirchner, após pedido de autoridades de saúde do Brasil.
O Uruguai também prepara o envio de pele e membranas ao Brasil, segundo informações da imprensa uruguaia.

Solidariedade

Manzur disse que a "pele e outros tecidos são obtidos a partir da doação de órgãos", o que permitiu "dar essa resposta solidária ao país irmão".
Ele afirmou ainda que tecidos, peles e membranas ajudam a proteger os pacientes de possíveis infecções - a principal causa, disse, de complicações após grandes queimaduras.
Por determinação do ministro, o chefe do Banco de Tecidos do hospital Garrahan, Oscar Schwint, viajou acompanhando a doação ao Brasil. O hospital público é tido como de referência do ramo na Argentina.
O incêndio na madrugada de domingo matou 231 pessoas na boate Kiss. Mais de uma centena de feridos estão internados, a maioria deles em estado grave, em hospitais de Santa Maria e de outras cidades.
Manzur lembrou que a Argentina também enviou peles para as vítimas de um incêndio em um supermercado em Assunção, no Paraguai, em 2004, e para as vítimas de uma tragédia em uma refinaria do estado de Carabobo, na Venezuela, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário