quarta-feira, 19 de março de 2014

Muito Além do Futebol... (80)

Desde que Neymar foi contratado pelo Barcelona FC, surgiram dois tipos de extremismo: de um lado, os que apontavam que ele iria "destronar" Messi, mostrando "quem era o melhor de verdade", e que então as desculpas (?) "acabariam". É importante lembrarmos que já desde 2011 boa parte da imprensa brasileira afirmava que, na verdade, o melhor jogador do mundo era Neymar e que ele só não era visto assim, ainda, por conta do etnocentrismo europeu.

Do outro lado - algo que se intensificou desde que Gerardo "Tata" Martino foi contratado como técnico da equipe catalã - timidamente foram aparecendo teorias da conspiração que apontavam para um complô envolvendo o Pai do Messi-Messi-Tata-Xavi-Iniesta-Presidente do Barça-Vicente del Bosque-Alejandro Sabella para um boicote histórico a Neymar, fazendo com que ele não conseguisse desenvolver seu futebol e, por consequência, chegasse à Copa do Mundo abaixo do nível esperado.

A contratação hiper-super-mega-faturada do craque brasileiro pela equipe catalã teve como consequência a renúncia do presidente do Barcelona, algo sem precedentes na história do clube centenário. Mesmo assim, paradoxalmente, as ideias mirabolantes só fizeram aumentar.

Essa "teoria da conspiração", diferentemente daquela da Copa de 1998, já é melhor trabalhada, pois nasce antes mesmo que se saiba o resultado: ora, uma eventual vitória da seleção brasileira no torneio seria, portanto, uma prova da superioridade inquestionável do "nosso" futebol que, mesmo contra tudo e contra todos e sendo prejudicado intencionalmente, ainda triunfa; em caso de derrota, basta lembrar do que "eles" fizeram com a "nossa" joia e se confirmaria a única razão para que a vitória "nos" escapasse.

Tata Martino conversa com Neymar, em treino do Barcelona
Enquanto esse discurso sem vergonha ficava só na boca dos torcedores, tudo bem. Torcedor adora acreditar no impossível, e pensar que o mundo gira em torno de sua imaginação. Mas quando ele começa a aparecer na voz de jornalistas e passa a tomar ares de verdade, alguma coisa está errada.

Mês passado, em 19 de fevereiro, o jornalista André Avelar publicou esta nota no portal R7: "ArgenTINO até no nome, Gerardo MarTINO é ruim da cabeça ou só pode estar de má vontade com a seleção brasileira às portas da Copa 2014. O técnico do Barcelona deixou Neymar no banco de reservas pelo segundo jogo consecutivo. (...) Tata, por favor, reconsidere a exagerada rivalidade entre Argentina e Brasil. Neymar precisa estar à vontade para chegar com tudo na Copa do Mundo."

Na última segunda-feira (17), Muricy Ramalho esteve no "Bem, Amigos", do SPORTV e comentou a respeito da situação de seu ex-pupilo: "quando [Neymar] começou a jogar do jeito que gosta e se mexer, falou: "treinador, dá um tempo aí", e começou a driblar e fazer gols, e foi o Neymar e foi para a manchete. Mas agora começou tudo de novo. Outro dia foi bem claro, duas jogadas contra o (Manchester) City, o Messi pegou e o Neymar abriu livre para fazer o gol, e o Messi não meteu a bola. Estou sentido o moleque triste, porque se percebe que fazem o jogo sempre para um jogador só. Agora põe no banco e está chegando a Copa do Mundo", disse Muricy.

Aproveitando que Muricy falou especificamente do último jogo contra o City, segue aí um compilado de todos os lances (passes recebidos, faltas sofridas, finalizações, assistências) de Neymar na partida. Muricy falou em "duas vezes que Messi tinha Neymar livre e em condições e não passou". Perguntamos: o que dizer do lance que ocorre a partir dos 3:00 do video?


O narrador Cleber Machado, convidado do programa, também seguiu essa linha, falando de Copa do Mundo e "lembrando" que o técnico Martino é argentino. No entanto, o programa da tv a cabo ficou mais no campo da especulção.

Mas todas essas insinuações com relação a Messi e a Martino continuam não configurando algo mais direto, grave. No entanto, o artigo escrito pelo jornalista Fábio Sormani - cujo blog é uma ótima referência para os fãs de basquete, por exemplo -, publicado ontem (18), atingiu o nível mais rasteiro da união entre teoria da conspiração e preconceito com argentinos.

Destacamos trechos do lamentável artigo -- o qual, é sempre bom lembrar, é hospedado no portal Terra --, abaixo (o link está aqui).

AO MANTER NEYMAR NO BANCO, GERARDO MARTINO ESTARIA A SERVIÇO DA ARGENTINA?

O nome dele? Gerardo Martino. O que ele faz? É o técnico do Barcelona. Qual a nacionalidade dele? Argentina. O que ele faz de tão abominável? Deixa Neymar no banco.
E por que isso é tão abominável? Porque ele é argentino e deixa Neymar no banco porque Neymar é a principal estrela do futebol brasileiro, o homem que pode levar o Brasil ao título do Mundial deste ano.
E por que ele faz isso? Ora, porque ele é argentino. E o que tem isso? Ora, nós, brasileiros, somos os grandes rivais dos argentinos.
(...)
Porque Neymar é brasileiro e Martino é argentino
É isso: a culpa pelas nossas falhas e fracassos é sempre da Argentina, não é, William Bonner?



Atualização de 23 de março: Neymar foi escalado como titular na partida entre Real Madrid e Barcelona. Frase do técnico argentino antes do clássico: "Neymar é um dos cinco melhores jogadores do mundo. Tentarei fazer com que ele não se sinta apenas mais um jogador, porque não é" O resultado? vitória do Barcelona, com três gols de Messi. O argentino deu vários passes para Neymar em ótimas condições, e o brasileiro não aproveitou, sendo substituído por Pedro, que acabou rendendo melhor - individual e coletivamente.

3 comentários:

  1. O brasileiro adora uma conspiração: Copa de 78, Copa de 98... "Van Gaal não gostava de brasileiros"... E assim vai. Não sei como seria se o treinador do Barça ainda fosse o Pep Guardiola, porém imagino que ele também seria culpado por ser "espanhol" e seria acusado de sabotagem barata. Já é uma forma justificar uma possível derrota no mundial.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Chega a ser utópico. Não é possível, de verdade, que alguém leve em consideração aberrações do gênero.
    Só eu acho que esta rivalidade; este ódio entre Argentina e Brasil, é algo bizarramente inventado e imposto? Só eu acho que ao dependermos do Neymar, automaticamente nos credenciamos a dar vexame?

    Pila, você é o cara!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Como exaustivamente foi demonstrado nesse espaço o preconceito, vou me ater apenas a lembrar que: não pintamos um quadro feio do brasileiro e lindo do argentino em relação a xenofobia.

    Essa matéria entra para a lista das "clássicas" (infelizmente) onde fica explícita a situação. Não se trata, portanto, de implicância, invenção, perseguição, como já tentaram nos atribuir em outros tempos.

    Está aí. Um jornalista com anos de estrada. Publicou, assinou embaixo. Confesso que no começo da leitura pensei ser uma introdução irônica do autor, para, quem sabe, abordar essa questão do preconceito e gratuito, e nos ajudar.

    E nem vamos comentar o fato de que há uma mobilização para justificar a derrota anunciada (desde que a CBF recusou Pep Guardiola) da seleção de Felipão na Copa do Mundo.

    Isso é "café pequeno", como diria o outro.

    ResponderExcluir