sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Raça X Nacionalidade (93)

Tomamos conhecimento, através de um dos comentários em postagens anteriores no Hermanos & Brazucas, do Blog "Transmissões".

Lançado em abril desse ano, a página conta com apenas 4 postagens: "Não podemos fazer mais nem melhor do que isso, dado o pouco tempo disponível", afirmam.

Em sua carta de apresentação, os autores do blog se identificam pero no mucho:
"Somos três brasileiros temporariamente residentes em Buenos Aires, na Argentina.

R. é gaúcho.
L. é carioca.
C. é paulista.

Por questões de segurança não daremos nosso nome completo."
Além de não se identificarem completamente, eles também não liberam comentários na página (provavelmente por motivos de seguridad...)

O objetivo do blog, novamente citando seus autores, é "fazer uma análise o mais crítica possível da realidade argentina, sem concessões ao politicamente correto e aos mitos e mentiras".

As concessões ao politicamente correto seriam resumidas na postagem "Porque a esquerda brasileira acha OK o racismo argentino?" e os mitos e mentiras são supostamente desfeitos em "Rivalidade unilateral?". Também há uma postagem especial para a Copa do Mundo - como fizemos por aqui -, presente no post "Regras para frequentar estádios brasileiros em jogos da Argentina".

Dos três autores, "R." já esteve aqui outras vezes, e também já teceu comentários diversos em páginas pelas quais também navegamos e comentamos.

"R." já nos ofendeu pessoalmente em várias ocasiões (no facebook, principalmente) e, uma vez que o nome era o mesmo daqueles comentários registrados em nosso blog, ligamos os pontos.

Abaixo, um print da página pessoal de "R." (como ele demonstrou cuidado nessa área, também por questões de segurança não "revelaremos" o nome do cidadão).

A imagem mostra dois comentários feitos por "R.": o primeiro, na página do argentino Juan Carlos Fernandez -- sem questões de segurança, nesse caso --, mostra a delicadeza vernacular de "R.", utilizando-se de muita humildade e respeito ao próximo.

Na imagem seguinte, R. comenta um artigo de uma publicação do Movimento Negro Brasileiro, mostrando seus dotes de historiador e sua total ausência de preconceitos, uma vez mais. Ao ver tais comentários sendo publicados, Juan responde, atentando para a ironia entre o falatório de "R." e suas atitudes.

É esse o tipo de gente que questiona nosso trabalho.


*Atualização de fevereiro de 2015: o blog Transmissões escreveu um post racista com pose de tese de doutorado em história falando sobre os portugueses em janeiro. Resolveram apagar, em seguida.

Um comentário:

  1. Informamos que o citado cidadão não faz parte do nosso grupo, ao contrário do que você disse. Arranje outra maneira de desqualificar.

    Só atentamos pro seguinte:

    1- Está colocando como se a resposta não viesse no contexto de alguma discussão, como se Juan Carlos Fernandez não tivesse falado nada que merecesse resposta e fosse um pobre santinho.

    2- Se formos fazer o mesmo com o que os argentinos comentam nos sites e paginas de FB brasileiros, onde lançam os mais bizarrros insultos racistas, xenófobos e preconceituosos não parávamos mais. É hilariante que você pegue um caso específico de um brasileiro qualquer, quando há milhões de casos iguais de argentinos.

    Mas enfim, é o modo de proceder do seu blog.

    E sim, não liberamos comentários na página e nem damos nossos nomes por motivos de "seguridad". Tendo em vista o que aconteceu com os brasileiros residentes na Argentina no pós-Copa, é uma medida totalmente compreensível.

    Ainda escreveremos sobre isso.

    Obrigado.

    ResponderExcluir