sábado, 14 de fevereiro de 2015

Muito Além do Futebol... (100)

Ontem, 13 de fevereiro, tivemos uma partida válida pelo Aberto de São Paulo - torneio ATP 250 - entre o brasileiro João Souza (mais conhecido pela alcunha de Feijão) e o argentino Leonardo Mayer.

João Souza, o "Feijão"
Feijão já foi mencionado em nosso blog: há quase quatro anos, depois de sua primeira convocação para a Copa Davis - o Brasil jogaria com o Uruguai -, Feijão afirmou que "tinha de estar preparado" para enfrentar a torcida local, pois era óbvio (sic) que o iriam "chamar de macaco".

Houve o jogo e nenhum relato de ofensas semelhantes. Vida que segue.

Mayer também foi tema por aqui: exatamente três anos atrás, também pelo Aberto de SP, ele foi alvo de muitas ofensas e provocações dos torcedores brasileiros presentes no ginásio. A situação foi tão clara que Thomaz Belucci, maior tenista brasileiro da atualidade, pediu-lhe desculpas.

O confronto de 2015 entre Feijão e Mayer começou antes mesmo da partida: após classificar-se para enfrentar o argentino, Feijão pediu:  "quero que ele caia nessa pilha da torcida".

Leonardo Mayer
Veio o jogo, Feijão venceu. Mayer não reclamou do adversário ou inventou desculpas para a derrota, mas criticou a torcida: "Em nenhum outro lugar no mundo a torcida é tão desrespeitosa quanto aqui. Que bom que são apenas dois torneios e depois não precisamos mais voltar para cá", disse. Segundo a reportagem, Mayer "foi vaiado, xingado, atrapalhado... A torcida no Ibirapuera (SP) precisou ser contida por diversas vezes pela arbitragem do jogo".

Feijão respondeu, dizendo: "Não tenho nada a dizer do Mayer, mas se vocês forem para outros lugares, vão ver que ninguém fica só batendo palminha. (...) Mas, se o Brasil tem a pior (torcida) ou não, não acho. Ele queria o quê? A torcida do lado dele? Acha que na Argentina, contra ele, não vão aplaudir meu erro? Duvido".

Como no caso da Copa Davis, em 2011, Feijão decreta como fato uma situação hipotética, aventada por ele.

Leonardo Mayer não disse que Feijão receberia flores se disputassem uma partida no país vizinho, mas afirmou: "Gostaria sim de enfrentar o Feijão na Argentina, pela Copa Davis. Pelo menos o público lá é mais educado e entende do esporte. Aqui há muita gente que não entende de tênis".

De fato, brasileiro acha que todos os esportes, seja ginástica rítmica ou turfe, são como o futebol: é mais importante ofender o adversário do que apoiar os seus.

_______________


PS: tivemos outros dois casos bastante semelhantes envolvendo tenistas argentinos em quadras brasileiras: Juan Monaco (relembre clicando aqui) e Guido Pella (aqui).

11 comentários:

  1. "De fato, brasileiro acha que todos os esportes, seja ginástica rítmica ou turfe, são como o futebol: é mais importante ofender o adversário do que apoiar os seus."

    Perfeita definição da maneira como os argentinos torcem , e não os brasileiros: mais preocupados em ofender os adversários do que em apoiar os seus. Na copa vimos isso. E nas partidas de outros esportes disputadas na Argentina, idem. Como basquete, volei e outras, inclusive tenis.

    O resto é apenas mimimi medíocre de quem perdeu. Argentino falar de boa educação ao torcer é como um nazista falar de antissemitismo alheio.

    Nazistas, aliás, que a Argentina apoiou na segunda guerra ;-)

    ResponderExcluir
  2. "E nas partidas de outros esportes disputadas na Argentina, idem. Como basquete, volei e outras, inclusive tenis."

    Como dissemos sobre o Feijão e sua "serei chamado de macaco com certeza", Brasileiro ADORA transformar hipóteses em fatos -- e não está nem aí para comprová-los.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o que acontece ou aconteceu nos outros esportes mas posso falar que voce fala de graça do basquete argentino.

    Aida sofremos por causa do Maradona e dos doidos do futebol, mas em nosso basquete tambem nao esquecemos do seu "Maradona", um cara humilde e respeituoso como Oscar :).

    https://www.youtube.com/watch?v=QScqG5HLpS4

    ResponderExcluir
  4. Assistí jogos do Rio Open e não acontecu nada. O publico foi MUITO respeituoso ate no jogo do Del Bonis e Fognini que acabou sendo chato porque todo mundo esperava o jogo do Nadal que acabou começando 1:00 / 1:30.

    Parabens Rio!

    Acho que então o problema pode acontecer so nos confrontos diretos e principalmente con o Faijão que precisa muito da toricida as veces.

    ResponderExcluir
  5. Ao menos o argentino ali de cima foi mais sincero e decente do que o autor do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sem dúvida foi mais decente que todos os "anônimos" que fazem postagens racistas e acusam os outros de racismo.

      Excluir
  6. "Como dissemos sobre o Feijão e sua "serei chamado de macaco com certeza", Brasileiro ADORA transformar hipóteses em fatos -- e não está nem aí para comprová-los."

    1- Voce generaliza acerca dos brasileiros, e reclama sobre qualquer observação sobre argentinos.

    2- Você procede exatamente da forma como acabou de criticar.

    Completa e absolutamente sem moral pra criticar nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cidadão afirma que dizer que brasileiro transforma hipótese em fato ("se fulano assumisse, não ia mudar nada", "se o Senna não morresse, iria ganhar 10 campeonatos" etc) é uma ofensa, e chama argentinos de nazistas.

      Precisa falar (mais) alguma coisa?

      Excluir
    2. Ninguém chamou argentino de nazista. Vá fazer um curso de interpretação de texto.

      De resto,

      http://espn.uol.com.br/noticia/490620_federacao-investiga-comportamento-de-argentinos-racismo-nao-esta-na-nossa-constituicao

      Pelo jeito o Feijão tinha razão.

      Excluir
  7. http://espn.uol.com.br/noticia/490620_federacao-investiga-comportamento-de-argentinos-racismo-nao-esta-na-nossa-constituicao

    Como sempre.

    Onde está a postagem sobre isso?

    Pro autor, provavelmente isso não é grave, é normal e deve ser inclusive incentivado.

    ResponderExcluir
  8. Só mais um ponto:

    "Em nenhum outro lugar no mundo a torcida é tão desrespeitosa quanto aqui.

    hahahahahahahaha

    De certo ele não considera que fazer gritos racistas em j ogo de tenis seja desrespeito.

    ResponderExcluir