quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Isso é Jornalismo! (25)

O seguinte texto foi publicado no Jornal do Brasil

//

Torci para o Uruguai ontem, mas fiz isso porque sempre torço para o Uruguai. Acho o uniforme da celeste olímpica o mais lindo entre todas as seleções do mundo. E gosto do nome do país, acho bonito, U-RU-GUAI. Além do mais é um dos mais famosos tritongos que se conhece...


Mas quero falar da Argentina, que venceu os uruguaios em Montevidéu e conquistou o direito de participar de mais uma Copa do Mundo. Da Argentina, não, dos argentinos. Soube por uma amiga que eles adoram o Brasil (riem um pouco da nossa falta de educação, é verdade, mas gostam da gente). Acham graça das brasileiras casadoiras que vão pra lá e desfilam de short no frio e se enchem de casacões no calor...

Essa minha amiga morou em Buenos Aires por três anos e pode testemunhar que essa rixa que a parte imbecil da imprensa daqui afirma existir entre nós e os portenhos é uma lenda. Um pretexto para certos jornalistas e radialistas extravasarem seus recalques em cima dos hermanos.

Dois exemplos: quando o Rio foi anunciado como sede da Olimpíada de 2016, os argentinos ficaram felizes, sabia? Alguns até comemoraram. Da mesma forma, quando o Brasil venceu sua última Copa, essa minha amiga viu muitos argentinos em sua vizinhança comemorando, felizes com as jogadas de nossos craques, cujo valor eles sempre reconhecem. Em Buenos Aires, é comum ouvir-se Maria Bethânia, Lenine, Ana Carolina e outros brasileiros, cuja música os locais curtem muito.

E aqui ficamos com essa besteirada de comemorar as derrotas da seleção argentina, ironizar Maradona (será que é porque ele jogou tanto quanto Pelé numa época em que o futebol era muito mais competitivo?).

Vejo emissoras de TV e de rádio _ e também alguns jornais _ dando asas a uma rivalidade que não existe e, se existe, limita-se ao campo de jogo nos confrontos diretos, só isso. E, pode reparar, quem dá o primeiro pontapé quase sempre é o brasileiro, embora digam que argentinos são "desleais".

Sempre tem um Galvão Bueno da vida pra dizer: "E o melhor é que essa nossa vitória foi em cima dos argentinos!" Tenho ânsia de vômito quando ouço coisas assim.

Alguns argentinos podem até ser metidos a besta (italianos que falam espanhol e pensam que são ingleses, como diz a piada), mas ficar estimulando uma rixa apelativa e preconceituosa é ridículo, coisa de gente provinciana e subdesenvolvida. Sim, lá também há idiotas, como os editores daquele jornal, Olé, que também adoram sacanear os brasileiros. Babacas há em todos os países...

Um comentário: