terça-feira, 28 de setembro de 2010

Isso é Jornalismo! (26)


Nem tudo na Rede Globo é contra a Argentina: há um blog hospedado no site de esportes da emissora dedicado apenas ao futebol argentino. Os autores são os brasileiros Renato Zanata Arnos e Vinícius Bordim.

Uma das matérias, publicada há dez dias, conta a história de Paulo Silas, atual técnico do Flamengo, no San Lorenzo, tradicional equipe de futebol da Argentina.

Vale à pena a leitura, e que mais uma vez derruba algumas falácias criadas por aqui...

nota do blog: ano passado, quando treinava o Avaí, Silas revelou, em entrevista ao jornalista Juca Kfouri, que várias vezes encontrava argentinos nas praias de Santa catarina e todos lhe eram muito receptivos.

//


Hoje no Flamengo, Paulo Silas ainda é ídolo na Argentina


Paulo Silas do Prado Pereira, mais conhecido como Paulo Silas, ou simplesmente Silas, atualmente técnico do Clube de Regatas do Flamengo, foi um habilidoso meia que jogou futebol profissionalmente entre 1985 e 2004.
Começou a carreira no São Paulo Futebol Clube, time pelo qual se destacou ao ponto de chegar a seleção brasileira dirigida por Telê Santana na Copa do México, em 1986. Silas também integrou a seleção brasileira que participou da Copa do mundo realizada na Itália, em 1990. Entre os vários clubes do Brasil e do exterior pelos quais exibiu sua boa qualidade técnica no setor de meia cancha, Silas atuou de forma brilhante entre 1994 e 1997, no tradicional clube argentino San Lorenzo de Almagro.
Vestindo as camisas 8 e 10 azul-grená do San Lorenzo, Paulo Silas, como é chamado pelos nossos hermanos, conquistou um campeonato nacional (Clausura de 1995), fez belíssimos gols, virou ídolo na Argentina e até hoje muitos torcedores do clube o consideram um dos melhores camisas 10 da história do clube.
Um dos motivos que fazem com que o nome de Silas esteja gravado para sempre na história do San Lorenzo foi a sua importante participação na conquista do Clausura de 1995, quando o clube pôs fim ao jejum de 20 anos sem conquistar títulos.
No histórico título de 1995, o San Lorenzo de Silas, conquistou 14 vitórias em 19 partidas, empatou 2 e perdeu apenas 3 jogos. O time marcou 31 gols e sofreu 12.
“(…) un corner de Paulo Silas y el posterior cabezazo de Esteban González estremeció al Ciclón y lo puso de cara a la máxima gloria. Sí, ¡Santa alegría! Desde el Nacional de 1974 que San Lorenzo de Almagro no disfrutaba la cima del fútbol nacional y lo logró tras una jornada inolvidable. Y para eso fue vital el talento del brasileño Paulo Silas (…)”.
Pequeno trecho de um relato extraído do site oficial do Club Atlético San Lorenzo de Almagro. Uma referência a partida contra o Rosário Central disputada em 25 de junho de 1995, dia em que o San Lorenzo conquistou o torneio Clausura.
Silas fez sua estréia no San Lorenzo marcando um bonito gol contra o Boca Juniors em Abril de 1994 e virou capa da tradicional e importante revista argentina El Gráfico, que o homenageou em virtude do tremendo golaço que fez contra o River Plate, gol este que até hoje é bastante comentado na Argentina.
“Tengo muy claro, y lo explico en mi libro y un video con mis goles, que lo mejor de mi carrera se vio en San Lorenzo” (Silas)
O próprio Silas considera que foi importante para que ele tenha vivido no San Lorenzo o melhor momento de sua carreira como jogador, ter atuado no clube argentino como autêntico enganche, ou seja, como o camisa 10 que é responsável por armar as jogadas se posicionado mais a frente na meia cancha, com maior liberdade para se aproximar da meia lua adversária e executar arremates de média e longa distância, condição esta que lhe possibilitou desenvolver um perfil goleador com belos e inesquecíveis gols.
“Em quatro anos no San Lorenzo, marquei mais de 40 gols. Foi o melhor momento da minha carreira. Talvez, se eu tivesse feito isso nos tempos de São Paulo, eu teria mais chances na seleção brasileira e mais sucesso.” Silas, em entrevista á GazetaEsportiva.net, em 11/09/2009
gol de estréia do Silas pelo San Lorenzo x Boca Juniores Silas fez sua estréia em 13/04/1994, pela 3ª rodada do Clausura 94, marcando um bonito gol que deu a vitória ao San Lorenzo sobre o Boca Juniors por 1 a 0.

2 comentários:

  1. Puxa, como é bom lembrar que existem pessoas que reconhecem...

    É uma agulha no deserto, mas...

    ResponderExcluir
  2. Silas é meu amigo pessoal, nos conhecemos em Buenos Aires em 2004, ele estava apoiando Miele na eleição para o San Lorenzo, fizemos muita amizade, muito mais ídolo lá do que aqui. Falei para ele que os anos 90 foram duros para ele pq meu River ganhou tudo e sempre bateu no San Lorenzo e ele deu risada, fenomeno TOTAL!

    ResponderExcluir