quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Raça x Nacionalidade (32)

O Brasil há anos tenta voltar à elite da Copa Davis (algo como a primeira divisão, no futebol), o torneio de tênis que reúne seleções de países: são disputados jogos individuais e em duplas, e na soma das vitórias tem-se o campeão da chave, etc.

Esse ano, a seleção brasileira enfrentou a indiana na 'repescagem'. As disputas aconteceram em Chennai, Índia.

Na conferência de imprensa que antecede os eventos, o tenista Ricardo Mello, 81º colocado no ranking mundial, fez declarações polêmicas sobre o país visitado: "É um país sujo, miserável. Não me animei muito para sair. (...) Cheguei a ficar indisposto, mas nada muito sério. (...) É só tomar cuidado com essa parte de alimentação para não enfrentar problemas".

Um dos jogadores da seleção indiana, Mahesh Bhupathi, respondeu: "A nossa água é segura para escovar os dentes, mas essa é uma escolha deles. Eu também teria medo se tivesse que ir ao Brasil", obviamente fazendo uma referência à violência no país.

Ainda que possa haver qualquer verdade nas palavras de Mello, mais uma vez nos vemos diante de situações do tipo "eu posso falar, não gosto de ouvir", pois se o mesmo fosse dito por qualquer estrangeiro acontece(ria)m reações de 'expulsão', 'boicote', etc.

Mas "nós" podemos julgar e difamar.

Um comentário:

  1. Eu poderia chegar aqui e dizer que o preconceito de Mello não é regra.

    Mas olho para o título do post, e vejo que não é a primeira ( nem a última!) dessas...

    Lamentável.

    Quem bate, leva, mereceu a resposta do Bhupathi.

    ResponderExcluir