terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Raça X Nacionalidade (53)

Recentemente, vem causando alguma polêmica a música "Kong", de Alexandre Pires, por conta de um conteúdo aparentemente preconceituoso. Em dueto com o cantor, está o funkeiro Mr. Catra, e Neymar é uma das estrelas do clipe. Ainda, a dança foi a comemoração de Daniel Alves, quando o brasileiro marcou o gol contra o Real Madrid, na partida de volta da Copa do Rei.


Isso mesmo: Neymar, que teve o caso da banana jogada em campo durante o amistoso Brasil X Escócia, e Daniel Alves, que acusou a torcida do Espanyol de imitar macacos para provocá-lo, são protagonistas da coreografia da música "Kong" que, como o nome diz, é uma referência ao animal.

A associação de uma música cantada por dois artistas negros a racismo é algo inimaginável, mas foi justamente de uma comunidade negra (o "CEN" - Coletivo de Entidades Negras -, cujo site indicamos no link) que surgiu uma voz criticando a canção. E também o ator Jairo Pereira, negro, fez um video atacando o conteúdo nela exposto. Pires se defendeu, dizendo que fez "essa música como já fiz outras com esse mesmo intuito que é de alegria de descontração. Minha intenção é passar alegria para as pessoas".


Abaixo, o texto do CEN:

Extremamente reprovável esse vídeo Kong que vocês chamam de música. Não sei se tem noção do que essa associação do homem Negro ao macaco tem acarretado em nossas comunidades. Tampouco me iludo que seja ingênuo em relação a essa questão, mas sua contribuição para legitimar a animalização de nossa gente, dando eco e alimento às ridicularizações racistas que cotidianamente vivenciamos, sem dúvida alguma é tão daninha quanto qualquer ato racista.

Se o objetivo era promover polêmica, sem dúvida alguma conseguirá. Não temos as redes de televisão nas mãos, porém somos muitos, e podemos multiplicar ao máximo uma reflexão honesta sobre isso que vocês estão fazendo. Espero que, ao menos, reconsidere a possibilidade de retirar esse clip do ar para pensar, se de fato, foi uma boa ideia gravá-lo.

Admiramos seu trabalho pela pessoa que é e esperamos que seja humilde o bastante para escutar-nos e avaliar não somente com seus assessores e amigos/as próximos. Busque pessoas que compreendam as consequências nefastas do racismo em nossa sociedade, tenho certeza que te orientarão melhor sobre esse tema. Contamos, verdadeiramente, com sua compreensão e retirada desse clip do ar.

E aqui o video de Jairo Pereira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário