segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Isso é Jornalismo? (46)

Há 5 meses, fizemos aqui uma matéria falando sobre as acusações de sonegação fiscal que recairam sobre o astro Lionel Messi. Em nenhum momento falamos serem falsas ou injustas as cobranças, mas ponderamos que acusação é diferente de investigação e que ser investigado não significa estar condenado.

Pois bem, durante os meses que se seguiram, vários canais de TV e sites brasileiros (um, em especial) trataram de fazer uma espécie de boletim diário: qualquer busca na internet trará milhões de referências do tipo "Messi terá de responder", "Messi foi chamado a depor", "depoimento ocorrerá dia tal", "Pai de Messi diz que...", "jogador argentino alega...".

4 meses após o início do processo, sai a notícia de que Messi foi inocentado no caso: "Técnicos da Receita espanhola veem Messi inocente em caso de fraude". A notícia é difícil de encontrar na internet. O site referido na reportagem que mencionamos no início publicou a nota, mas com destaque pequeno, numa das galerias de matérias. Comparativamente, a notícia original, alertando que "Messi é acusado" teve 493 comentários; a da "absolvição", 74.

Messi foi tema de matérias no GloboNews, no Jornal Nacional e no Bom Dia, Brasil, para citar apenas a grandiosa emissora. Sua "co-irmã", Rede Record, também foi enfática:


Por que houve tanto destaque ao possível erro/crime, e pouco ou nada se falou sobre a conclusão do caso?

Também chama muita atenção que houve pouco ou nenhum destaque à nova acusação de fraude/sonegação envolvendo jogador de futebol: é o brasileiro Kaká, investigado na Itália. E hoje saiu uma nota sobre outro grande ídolo do desporto brasileiro: Ronaldo pode ter seus bens penhorados em virtude de dívida com a Receita, e também está sendo processado por dívida na reforma de sua mansão.

E aí, alguém viu essas notícias* em telejornais no horário nobre? Lógico que não.

*atualização de 28 de janeiro de 2014: e o caso do jogador Neymar e seu pai?
*atualização de 14 de maio de 2014: e o caso do treinador Felipão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário