quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Isso é Jornalismo? (49)

O fato é um só, mas foi desdobrado em duas notícias.

A primeira: "Jornal inglês escolhe Messi como o melhor do mundo em 2013; Neymar é o 6º". Trata-se da lista elaborada pelo The Guardian. Legal. Essa "eleição" saiu no último dia 24 e foi relativamente bem divulgada. Bom para o Brasil, ter um atleta entre os 6 melhores do mundo, mostrando que ele está no caminho certo.

Porém, um dia depois, o mesmo portal do link acima dá novo destaque à referida lista, com outro enfoque, agora: "Brasil supera Argentina em lista de melhores do mundo de jornal inglês". Repetindo: é o mesmo jornal, a mesma lista, a mesma notícia de um dia antes.

Mas alguém foi lá e resolveu contar os 100 "eleitos" e notou que os três países com mais representantes são a Espanha (16), o Brasil (11) e a Argentina (8). [Importante que Diego Costa foi contabilizado como brasileiro, na versão do UOL, e a rádio CBN foi outro veículo a reproduzir a matéria].

Portanto, ainda que não seja o número 1, o Brasil está na frente da Argentina.

O texto tem um momento bastante hilário: "Mesmo com poucos nomes presentes na lista, a Argentina não fica muito atrás e mais uma vez tem Messi encabeçando o ranking do jornal.". Tão contraditório que nem merece comentário. Um típico exemplo do jornalismo receita de bolo.

Ou então, um presente de Natal para a nação: "superamos" a Argentina, afinal.

Quer orgulho maior?

6 comentários:

  1. O Brasil é aquele vizinho que recebe um alegre "bom dia, como vai?" "tudo bem?", não responde, e sai falando: - aquele fdp ali, meu vizinho, me dando bom dia!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. O ódio desse Djalma pelo país em que nasceu é simplesmente patológico. Nossa. Complicado.

    E o mais bizarro é que esse comportamento que ele descreveu é JUSTAMENTE aquele comumente associado aos argentinos ;-)

    ResponderExcluir
  3. O ódio do brasileiro pelo argentino, Freud explica?

    Só falta dizer que não existe...

    ResponderExcluir
  4. Existe tanto ódio do brasileiro contra o argentino que nossos clubes estão cheios de argentinos e a Argentina é o maior destino de férias dos brasileiros.

    Esses são os fatos. O resto é discurso fabricado de vcs e ódio patológico pelo próprio país.

    ResponderExcluir
  5. "nossos clubes estão cheios de argentinos" --> fator econômico. Aqui mesmo nós falamos sobre os argentinos que foram jogar em clubes argentinos, a maioria se torna ídolo da noite pro dia, Baianos a parte. Domingos da Guia, Silas e Iarley, conhece?

    "a Argentina é o maior destino de férias dos brasileiros" --> nossa! que legal! o contrário também é verdade: SC e RJ sempre estão cheias de argentinos... mas, pra você, isso não significa algo positivo, correto?

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, o fato de turistas argentinos virem até o Brasil e seus jogadores serem contratados por clubes brasileiros, não isola ou exclui o outra realidade: O BRASILEIRO É PRECONCEITUOSO, SIM. Comprovado!

    Como disse o jornalista Mauro Cézar Pereira da Espn Brasil: "tem muito picareta que ama a pátria". "Sair gritando Brasil, defendendo feito louco, não é sinônimo de ser bom brasileiro, bom cidadão".

    Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nunca bateu no peito que amava o país. mas representou-o como poucos no exterior, em grande estilo com a sua arte. Tornou nossa pátria reconhecida mundialmente através da música. Quieto. Nunca exigiu que alguém "amasse" ou julgou por "odiar" o Brasil.

    Parei.

    Parei.

    ResponderExcluir